10 dicas para uma Gestão de Ideia Inovadoras

“Ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão!” Com as palavras do economista Ludwing Von Mises, iniciamos a apresentação do tema do nosso postblog da semana: Gestão de Ideias Inovadoras! Então fica a pergunta: você faz a gestão das suas ideias para que elas deixem de ser apenas uma ideação e se tornem em ações de resultado?  Seja no âmbito pessoal ou profissional, afinal nossa vida é cercada de desafios e precisamos a todo tempo buscarmos novas soluções para avançarmos nesse game que se chama “Vida”!

#PraCegoVer Homem de pele negra olhando para um quadrado amarelo transparente.
Fonte: GettyImages

Vivemos em um mundo em constante transformação e o surgimento de novas tecnologias e novos métodos com foco na resolução de problemas acompanham essas mudanças. Porém, nesse processo os grandes protagonistas que possibilitam a evolução da humanidade por meio de novas descobertas são as pessoas! Afinal, nós que possuímos o poder criativo para construção de novos cenários.

A pandemia evidenciou o quanto precisamos estar preparados para lidar com cenários cada vez mais frágeis, não lineares e incompreensíveis. Dessa forma, cenários de incerteza e complexidade abrem lacunas para construção de novos caminhos, novos olhares. Nesse contexto, surge então a importância da inovação!

Inovar é gerar valor e o processo de inovação se inicia com ideias! Porém, essas ideias precisam ser viáveis para efetivamente resolverem o desafio que motivou o seu surgimento.

As organizações enfrentam o desafio de construir ambientes que sejam propícios à inovação, ou seja, pessoas orientadas a resolverem problemas de forma colaborativa e entregando valor para os clientes do negócio. Para esse desafio, a gestão da inovação se destaca como principal estratégia.

O caminho da gestão da inovação não é fácil, porém possível e vital. Sendo assim, compartilho com vocês 10 dicas que possam ajudá-los na gestão de suas ideias, para que possamos ter mais pessoas focadas em serem agentes de mudança por meio de ações de impacto.

1 – Identifique oportunidades

Analise sempre o ambiente em que está inserido, identificando necessidades e oportunidades que possam ser trabalhadas.

2 – Trabalhe de forma colaborativa

Unir diferentes experiências contribuem para o processo de validação e desenvolvimento da sua ideia.

3 – Seja amigo da tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta potencializadora do processo de gestão de ideias inovadoras. Existem diversos softwares que podem auxiliar na organização de informações, planejamento de atividades em projetos, transparência e acesso rápido às informações essenciais e principalmente, registro do conhecimento organizacional.

4 – Ideia não tem valor sem ação

Não adianta você ter um alto potencial criativo para ter várias ideias se elas não forem acompanhadas de um processo de validação. As ideias precisam ser filtradas e testadas.

5 – Contribua para um ambiente de trabalho favorável

A cultura da colaboração é aliada ao processo de gestão de ideias. Precisamos trocar “EGOssistemas” de trabalho por “ECOssistemas” de trabalho.

6 – Compartilhe sua ideia

Não tenha medo de compartilhar a sua ideia, com o famoso medo de “Ah irão roubar minha ideia se eu contar.”

Ideias precisam de pessoas para se tornarem realidade.

7 – Treine seu olhar

A oportunidade precisa encontrar uma mente preparada, então treine seu olhar para novas perspectivas. Busque sempre novos conhecimentos em diferentes áreas, pois isso irá facilitar seu processo de combinação de insights na construção de novas ideias.

8 – Seja uma pessoa focada em solução!

Pessoas que veem os problemas e pensam nas possíveis soluções, mesmo não sendo os responsáveis pela criação deles, são focadas em solução. Evite atitudes de pessoas focadas em problemas, aquelas que veem os problemas e preferem reclamar ou iniciar uma busca incessante por responsáveis.

9 – Errei, e agora?

Tudo bem, errar faz parte do processo de gestão de ideias. Afinal, as validações são uma constante quando se busca novas respostas. Porém, precisamos ser ágeis.

10 – E se????

Permita projetar novos cenários e não tenha medo de propor o novo. Pessoas criativas combinam suas experiências para criarem algo novo, e o “E se?” é chave para abrir a porta das novas possibilidades.

Este conteúdo foi inscrito por  Karla Cristina Silva – que atua como Analista de Projetos de Inovação no Senac em Minas, é Community Leader do InovAtiva Brasil, maior Programa de Aceleração de startups da América Latina e Consultora em Inovação e Novos Negócios, sendo responsável por programas de formação de startups e conexão dessas com o ecossistema de inovação.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •