30 livros para ler antes de concluir o ensino médio

Listas são, ao mesmo tempo, bem-vindas e polêmicas. Para a difícil tarefa de listar os livros indispensáveis para os jovens leitores, convidamos especialistas nas áreas de educação e literatura. Dentre eles, uma pesquisadora, uma professora, um editor, uma booktuber, uma arte-educadora e uma bibliotecária. Coincidências à parte, em geral a lista é heterogênea e aborda obras de vários estilos, épocas e nacionalidades. Quais você já leu?

Maria Zélia Versiani Machado

Pesquisadora e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação/UFMG

Na verdade a seleção já estava na minha cabeça. Acho que o aluno do ensino médio precisa ler outros livros para além da literatura brasileira, como a boa ficção científica, o bom policial, bons textos da dramaturgia, entre tantos outros gêneros da literatura brasileira e mundial, do passado e contemporânea, interessantes para os jovens. Mas como são somente 5 livros, me limitei a autores brasileiros, representantes de uma tradição literária, que, na minha opinião, não podem deixar de ser lidos na escola. Mas faço isso com a forte sensação de que outros são igualmente fundamentais. A escolha dos livros, no conjunto da obra dos autores, considerou o jovem leitor. Aí vai a lista:

1. Seus trinta melhores contos, Machado de Assis
2. Alguma poesia, Carlos Drummond de Andrade
3. Laços de família, Clarice Lispector
4. Infância, Graciliano Ramos
5. Primeiras histórias, João Guimarães Rosa

livros1
Maria de Lourdes Barreto Carneiro

Professora de literatura da Fundação Torino

1. Memórias póstumas de Brás Cubas/Dom Casmurro, Machado de Assis
2. Urupês, Monteiro Lobato
3. Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto
4. Vidas secas, Graciliano Ramos
5. Manuelzão e Miguilim, Guimarães Rosa

livros5

Andreza Félix

Bibliotecária, pedagoga, mestre em Ciência da Informação, arte-educadora e especialista em Gestão Escolar

1. O sol é para todos, Harper Lee
Ingênua e atemporal é uma história de personagens de caráter e que fala de indignação e da mudança.

2. O diário de Anne Frank, Annelies Marie Frank
Fundamental relato histórico, mas também um retrato de uma vida adolescente de silêncio, confinamento e realidade. O holocausto visto pelos olhos de uma judia adolescente trancafiada em um sótão. Inesquecível.

3. Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, J. K. Rowling
Todo jovem deveria ler uma saga. Porque nos fazem amigos dos personagens, nos emocionam e se pudesse escolher um dos mágicos livros de J.K Rowling para adolescentes tinha que ser este. O personagem sente todos os dramas de ser jovem, diferente, abandonado, rejeitado e, ao mesmo tempo, especial.

livros6

4. O apanhador no campo de centeio, JD Salinger
Um clássico tem sua razão de ser. Holden, o protagonista, é um desviado social incrível que inspirou mil filmes, séries e personagens.

5. Na natureza selvagem, Jon Krakauer
Longe de ser um livro que eu escolheria para mim, acho fundamental para jovens leitores, pois é rebeldia, sonho, vida, música , estrada e busca. Um relato poderoso e trágico de alguém que põe o pé na estrada mesmo valendo vida ou morte. Lindo retrato dos EUA na sua parte viva, natural e mágica.

Pam Gonçalves

Booktuber

Adriana Márcia de Deus

Bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

1. Vidas secas, Graciliano Ramos
2. O pequeno príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
3. Os tambores de São Luís, Josué Montello
4. A revolução dos bichos, George Orwell
5. O mundo de Sofia, Jostein Gaarder

livros3

Álvaro Gentil

Editor das editoras Asa de Papel e Ramalhete

1. Um pai de cinema, Antonio Skármeta
Belíssimo romance ambientado em um povoado no interior do Chile, narra a história de um jovem professor e seu pai, um forasteiro francês que abandonou a família.

2. Os dias lindos, Carlos Drummond de Andrade
Reunião de textos originalmente publicados no Jornal do Brasil, traz a faceta cronista de um dos maiores autores da literatura brasileira.

3. São Bernardo, Graciliano Ramos
O livro conta a história de um homem simples do sertão de Alagoas. Movido por uma imensa ambição ele se transforma em uma pessoa dura e egoísta, sem espaços para a amizade e o amor.

4. Dom Casmurro, Machado de Assis
Claro que esse não poderia ficar fora desta lista. Clássico da literatura universal,traz um mistério até os dias de hoje indecifrável por meio dos mistérios que cercam a personagem Capitu.

5. A hora da estrela, Clarice Lispector
Mais uma grande personagem da literatura brasileira: Macabéia. A história da moça nordestina que vive no Rio de Janeiro, suas aventuras e dificuldades na grande cidade.

livros4

 

Posts Relacionados

Compartilhe:
  • 678
  •  
  •  
  •  
  •