4 passos para manter a pele bonita no inverno

A estação mais elegante do ano vem acompanhada de temperaturas menores e cuidados redobrados não só com a saúde como também com a aparência. Uma das consequências da baixa umidade do ar durante o inverno é o ressecamento da pele e a perda de brilho. Mas, para mantê-la sedosa e hidratada, basta seguir alguns passos simples e práticos, que devem ser incluídos em sua rotina diária. “É importante sempre consultar um dermatologista ou esteticista para encontrar o melhor produto para cada tipo de pele”, diz a Gerente de Produtos de Moda, Beleza, Artes e Design do Senac em Minas, Patrícia Carvalhais. Veja, a seguir, as recomendações dadas pela especialista.

1. Retire a maquiagem antes de dormir

Retire a maquiagem antes de dormir
Se você usa maquiagem no dia a dia, é fundamental limpar o rosto à noite, sempre com um bom demaquilante, adequado ao seu tipo de pele. Evite produtos à base de álcool, pois, apesar de terem um poder de limpeza muito bom, agridem bastante a pele.

2. Limpe sua pele

Após a utilização do demaquilante, você pode usar um sabonete líquido para continuar a limpeza do rosto. Para complementar a higienização, utilize um tônico facial para equilibrar o pH da pele e prepará-la para a etapa seguinte, auxiliando na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados na sequência.

Limpe sua pele

 

3. Hidrate sua pele

A pele ressecada e descamada não retém água, então desidrata ainda mais. Sempre utilize cosméticos hidratantes logo após o banho, pela manhã e à noite. Lembre-se de que existem produtos específicos para o corpo e rosto. Procure cosméticos hidratantes com princípios ativos com umectante (que levam à retenção de água dentro da pele) e com ação emoliente (ativos oleosos que auxiliam na barreira, impedindo a saída de água). Evite tomar banhos muito quentes e demorados e não se esqueça de aumentar a ingestão de água diariamente.

Se você já tem idade mais avançada, um cuidado adicional é utilizar um antioxidante, que contém vitamina C. A região ao redor dos olhos também precisa estar bem hidratada, então, converse com seu dermatologista ou esteticista sobre a opção mais indicada para você.

4. Use protetor solar

Protetor solar
Após retirar a maquiagem, limpar e hidratar a pele, no dia seguinte, lave o rosto novamente pela manhã e utilize protetor solar. Não é porque estamos no inverno que devemos deixar de usar esse tipo de produto. O ideal é trabalhar uma quantidade suficiente para cobrir a pele, e não só aplicar um pouco de protetor e espalhar na região. A maquiagem deve ser usada em seguida.

O protetor solar também deve ser aplicado com uma frequência maior ao fazer tratamentos de rejuvenescimento facial, mais indicados durante o inverno. Devido ao processo de renovação celular, a pele fica desprotegida e, então, deve-se evitar ainda mais a radiação.

Aprenda esta e outra técnicas nos cursos do Senac. Confira as vagas abertas.

Posts Relacionados

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •