4 passos para montar uma mesa de jantar impecável

Uma mesa de jantar bem-posta é capaz de trazer requinte e beleza a qualquer evento. Seja uma confraternização entre amigos, familiares ou colegas de trabalho, os detalhes na disposição de talheres, taças e pratos fazem toda a diferença. Mas é preciso se atentar às regras de etiqueta para não cometer nenhum deslize. Itens simples, como a disposição de uma faca, por exemplo, podem trazer uma conotação errada para os convidados. “Colocar o corte da faca para fora, segundo as regras de etiqueta, significa uma afronta à pessoa que está do seu lado”, explica o orientador de cursos do Senac em Minas, Kleverthon Silva.

Nos vídeos a seguir, ele mostra o passo a passo para montar uma mesa de jantar completa. Aproveite as dicas do especialista para arrasar nas festividades.

A ordem dos talheres
A primeira etapa, de acordo com Kleverthon, é definir o ponto de partida da “mise en place” para colocar os talheres. A expressão francesa significa “posta no lugar” ou “colocada em ordem”. É necessário considerar as laterais da cadeira para dimensionar o espaço do convidado. Sendo assim, o meio da cadeira se torna o ponto de referência. Confira.

Organização de taças
Neste vídeo, Kleverton mostra a disposição de quatro modelos de taças: água, vinho tinto, vinho branco e espumante. Ele explica, ainda, as regras para utilizar menos copos, caso não sejam servidas bebidas alcoólicas. “Quando há apenas um copo, ele deve ficar no lado direito, alinhado com a ponta da faca”, recomenda.

Disposição dos pratos
A dica para deixar a mesa ainda mais bonita é utilizar um suporte sobre o qual serão servidos os pratos. Conhecido como sousplat, esse suporte possui vários modelos, como o “prato sousplat”, demonstrado pelo orientador, a seguir.

Decoração da mesa
Para dar o toque final, Kleverthon apresenta alguns exemplos de dobras de guardanapo. Esse item deve ser utilizado pelo convidado sobre a perna logo que iniciar a refeição. É possível utilizar as dobras para compor a decoração, que pode ser tanto no centro do prato quanto em taças. Use sua criatividade, escolha os modelos e cores e mãos à obra!

Compartilhe:
  • 83
  •  
  •  
  •  
  •