6 destinos mineiros para visitar no inverno

Por Descubraminas.com

Está chegando o inverno no Brasil, que começa oficialmente no dia 21 de junho. Tempo bom para reunir a família e amigos para uma viagem aconchegante ou planejar um passeio romântico com seu amor! As férias escolares de julho também facilitam esse planejamento.

Minas Gerais possui diversos destinos turísticos que ficam ainda mais acolhedores durante o inverno. As cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes, por exemplo, são bastante procuradas pelos turistas nessa época por causa de seus charmosos cafés e restaurantes, sem falar da paisagem!

Para além dessas cidades históricas já bastante conhecidas, separamos 6 dicas de cidades mineiras para você curtir o inverno e aproveitar as delícias dessa estação! Quatro delas ficam no Sul de Minas, onde as temperaturas costumam ficar ainda mais baixas. Confira!

1) POÇOS DE CALDAS

Repleta de fontes de águas termais, essa agradável cidade do Sul de Minas tem como principais atrativos o Cristo Redentor, localizado no alto da Serra de Domingos, Recanto Japonês, Fonte dos Amores, além das amplas praças e parques com belas áreas verdes. A cidade também é conhecida pela produção de cristais a partir do vidro “tipo Murano”. A média da temperatura mínima durante o inverno é de 6º!

Vista panorâmica da cidade de Poços de Caldas, que possui cerca de 166 mil habitantes. Foto: Banco de Imagem

2) MONTE VERDE

Situada a uma altitude de 1.600 metros, Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia cercado por pinheiros, eucaliptos e parte da mata atlântica. Bem ao sul de Minas, no alto da Serra da Mantiqueira, esse destino é ideal para quem procura por muita tranquilidade, excelentes pousadas e restaurantes, contato com a natureza, trilhas para caminhadas e montanhismo. No inverno pode atingir temperaturas negativas, como -2,6º em julho de 2018!

Monte Verde está na divisa com São Paulo. Foto: 3em3.com

3) AIURUOCA

Também no no Sul de Minas, em plena Serra da Mantiqueira, a 1.050 metros de altitude, existem paisagens inspiradoras, recantos aconchegantes, modo de vida tranquila e perfeito para o ecoturismo. Esse lugar se chama Aiuruoca. Matas, inúmeros córregos, dezenas de cachoeiras, poços, povoados, picos, reservas, o Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Vale dos Garcias e o Vale do Matutu, são os principais atrativos do município. A média da temperatura mínima durante o inverno é de 7º!

Aiuruoca tem cerca de 6 mil habitantes e está entre serras e montanhas! Foto: Banco de Imagem

4) MARIA DA FÉ

Para fechar as dicas do Sul de Minas, apresentamos a cidade mais fria de Minas Gerais! (Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet). A temperatura em Maria da Fé já chegou a -8,4º, em 1981! A cidade também é conhecida por ter uma das maiores plantações de oliveiras do Brasil e pelo seu rico artesanato. No alto do Pico da Bandeira (que não é aquele Pico da Bandeira da Serra do Caparaó!) é possível ter uma vista panorâmica das cidades do entorno e da Serra da Mantiqueira.

As geadas de Maria da Fé, Minas Gerais
Neve em Minas Gerais? Essas são as geadas de Maria de Fé! Foto: William Siqueira / Secretaria de Cultura e Turismo de Maria da Fé

5) SERRO

Na região central do estado está essa bela cidade histórica de Minas, muito conhecida pelos seus queijos artesanais! Serro é rodeada por montanhas e no inverno ganha um charme ainda maior. Os visitantes encontram boas alternativas para caminhar, descansar e contemplar a natureza, como o Parque Estadual do Itambé. Outras excelentes atrações do Serro são os distritos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras, paraísos ecológicos já famosos como destinos turísticos de MG.  

Serro, Minas Gerais
Serro está a aproximadamente 300 km de Belo Horizonte. Foto: Banco de Imagem

6) LAVRAS NOVAS

A neblina vem descendo lentamente pelas montanhas e vai envolvendo a bucólica Lavras Novas, cheia de lendas e histórias! Esse pequeno distrito de Ouro Preto tem como vocação turística o ecoturismo. Além do seu patrimônio histórico, sua potencialidade natural é muito grande: cachoeiras, trilhas e locais para prática de rapel e cavalgadas. É possível encontrar ótimas opções de pousadas e restaurantes no local e um ar naturalmente romântico causado pelo clima frio, neblina e charmosas casas antigas. Por isso é um destino muito procurado por casais!

Casas antigas e coloridas, típicas da cidade de Lavras Novas, Minas Gerais.
As charmosas casas de Lavras Novas! Foto: Banco de Imagem
Botão de ação que leva ao site do Senac, com o texto Quem quer solução na prática faz curso no Senac. Confira Vagas Abertas.

Posts Relacionados

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •