6 habilidades essenciais no mercado de trabalho atual

Você tem as competências necessárias para se diferenciar no mercado de trabalho atual? Sabe o que é preciso para atuar com excelência diante de mudanças que ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado? Habilidades como a capacidade de se adaptar ao negócio e de antever cenários, analisando possíveis problemas e propondo soluções, têm se tornado imprescindíveis no ambiente corporativo. Mais do que possuir experiência comprovada em determinada função, demonstrar disposição para adquirir conhecimento de forma constante, de acordo com as necessidades da empresa e da posição ocupada, tem sido primordial.

Para o gerente de Marketing do Senac em Minas, Vanderley Meireles, essas habilidades, cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, precisam de uma atenção especial dos profissionais que desejam se destacar. Em sintonia com esse novo perfil, cada vez mais crítico e inovador, as organizações também são desafiadas a reter seu capital intelectual com o objetivo de aumentar sua produtividade e longevidade. Ao investir no potencial e nas capacidades específicas de cada colaborador, por meio da gestão por competências, as empresas garantem o crescimento e os funcionários participam efetivamente dos objetivos estratégicos estabelecidos.

Capacidade de se adaptar ao negócio e de antever cenários.

Em um conceito mais simplificado, baseado nas pesquisas da filósofa e professora Terezinha Rios, a analista de Recursos Humanos do Senac em Minas, Nathália Arrighi, explica que as competências individuais podem ser entendidas como o “saber fazer bem” e estão diretamente relacionadas ao desempenho do colaborador. Ou seja, se há adequação das capacidades dos funcionários com o que é exigido para o desempenho da função, há uma enorme possibilidade de sucesso e contribuição para o cumprimento das metas organizacionais.

Nesse cenário, os profissionais precisam estar cada vez mais preparados para atuar em diversos subsistemas e com várias expertises. Para ter um bom desempenho e estar apto para aproveitar as oportunidades, o investimento em capacitação é fundamental para o bom uso dos conhecimentos, das habilidades e das atitudes no ambiente corporativo.

Segundo Nathália, no modelo fragmentado, existem especialistas para cada função. No entanto, com a mudança na estrutura das empresas, atualmente há a necessidade do investimento em profissionais multifacetados, que consigam permear em várias áreas de conhecimento e ter uma atuação mais generalista. Ainda de acordo com a especialista, o principal desafio para esses profissionais é se adequar a esse modelo.

6 Habilidades essenciais no mercado de trabalho atual 1. Capacidade de se adaptar ao negócio 2. Habilidade de antever cenários, analisando problemas e propondo soluções 3. Disposição para aprender de forma constante 4. Perfil mais crítico e inovador 5. Habilidade para atuar em diversos subsistemas e com várias expertises 6. Atuação mais generalista, permeando várias áreas do conhecimento. Descrição da imagem: mesa com objetos de trabalho, agenda, óculos, celular, computador.

Para que sua atuação no concorrido mercado de trabalho esteja alinhada ao que é exigido e esperado, confira as dicas sobre como se preparar para atuar nesse contexto e alavancar a carreira:

  • Tenha iniciativa.
  • Saiba trabalhar em equipe e a lidar com o outro.
  • Dê atenção à atuação estratégica.
  • Seja criativo, inovador e flexível.
  • Aprenda e compartilhe conhecimento.
  • Aprimore sua capacidade de decisão.
  • Faça cursos de capacitação.
  • Atualize-se em sua área de interesse.
  • Procure conhecer todas as etapas do negócio.
  • Se necessário, busque orientação de um coach ou psicólogo.

Conheça os cursos do Senac em Minas. Confira as vagas abertas

Posts Relacionados

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  • 92
  •