Business Intelligence: uma grande aliada ao negócio das empresas

Utilizar de informações e dados para análises e tomadas de decisão da sua empresa pode ser um caminho muito próspero para dar uma guinada no seu negócio. No entanto, você conhece mesmo o Business Intelligence (BI)?

De acordo com o nosso docente Evandro Ornelas Mineiro, o conceito está relacionado com a coleta e o processamento de dados, para obter informações que iluminem e guiem a tomada de decisão inteligente na gestão empresarial. “Dessa forma, com o uso do BI, as decisões na gestão da empresa passam a ser baseadas em evidências, tornando esse processo mais assertivo e inteligente”.

Por meio, de diversas ferramentase algumas técnicas é possível crescer seu negócio por meio do BI.

Confira neste post algumas dicas que vão elucidar a necessidade da sua empresa utilizar essa grande forma de trabalhar com dados e gerando informações úteis para o seu negócio.

Business Intelligence: uma grande aliada ao negócio das empresas
Getty Images Fonte: GettyImages

Conheça o Business Intelligence

Grosso modo, o BI é o conjunto de estratégias e soluções disponíveis para melhor leitura de dados das transações corporativas. Através do BI são geradas informações relevantes para o negócio que podem ser utilizadas pelos gestores. Assim, a gestão se otimiza e se torna muito mais assertiva e capaz de conduzir melhor os processos.

É notável a busca das organizações na melhora e otimização constante do fluxo de gestão por meio de um acompanhamento mais fiel, organizado e prático do negócio. Dessa forma, a possibilidade de ter mais qualidade de informações capazes de embasarem tomada de decisões estratégicas que geram valor, são maiores. E o caminho mais possível na atualidade para isso é o BI.

No entanto, para que isso seja eficiente e eficaz, é necessário que os passos da empresa sejam, de alguma forma, registrados e armazenados, preferencialmente em um software de gestão.

Afinal, essas informações virão através de dados, esses dados precisam ser reais e refletir a realidade da empresa. Existem diversas ferramentas para registro, armazenamento e leitura desses dados, somente assim é possível utilizar o potencial completo do BI.

Conheça os benefícios do BI:

Como citamos, os benefícios são vários, mas podemos destacar alguns principais:

  • Real conhecimento do seu negócio;
  • Decisões feitas de forma mais assertivas, pois estão embasadas por dados reais e concretos e não mais em “achismos”;
  • Agilidade, velocidade e precisão no acesso e compartilhamento de dados relevantes;
  • Diversas análises em tempo real.
  • Real gerenciamento e controle dos recursos da sua empresa;
  • Redução na frequência de problemas e imprevisibilidades;
  • Análises preditivas reais;
  • Experiência com usuário mais potente, pois ela é criada embasada em dados.

Pronto, agora você já conhece o Business Intelligence. Mas não deixe esse post aqui, existem várias formas de implementação e você pode começar agora mesmo com a sua empresa. Seja criando um setor, ou até mesmo, um único profissional. Você pode começar com o uso de planilhas e depois progredir para outras ferramentas mais especializadas. O importante é não deixar de aproveitar toda a potência do BI na sua empresa, dados e informações valem ouro!

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •