Modelo de currículo para conquistar o emprego dos sonhos

A busca por uma vaga no mercado de trabalho tem sido um grande desafio. A inovação nos empreendimentos e a reinvenção das oportunidades têm exigido uma capacitação maior dos profissionais, que têm participado de processos seletivos cada vez mais concorridos. No momento de se candidatar a uma oportunidade, um currículo bem escrito, que destaque o que realmente é relevante, pode atrair a atenção do recrutador e garantir o convite para uma entrevista.

Elencar as experiências, fornecer as informações principais e adequar os dados de acordo com o cargo a que se destina a vaga é fundamental. Segundo Marcelo Azevedo, instrutor de formação profissional do Senac em Minas, a função primordial do currículo não é relatar a vida do candidato, mas apresentar as informações profissionais de maneira organizada e coerente com o cargo de interesse.

Para auxiliar nesse momento, confira as principais dicas de como elaborar um bom currículo.


Formatação

Todo o currículo deve ser redigido, preferencialmente, com letra Times New Roman ou Arial. A letra deve ter fonte 12 e espaçamento entrelinhas de 1,5 centímetros. Evite recuo de parágrafos e textos coloridos. A fonte deve ter, de preferência, cor preta.

Cabeçalho
É importante destacar seu nome. Escreva-o em letra com fonte 14, pois, assim, ganhará evidência em relação ao restante das informações. Em seguida, coloque a idade, a área pretendida (ramo, setor, segmento do mercado no qual se deseja trabalhar), nacionalidade, nascimento, endereço atual, telefone e e-mail.

Objetivo
Insira nesse item os objetivos da carreira, de forma sucinta, levando em consideração a vaga à qual pretende concorrer. Faça uma adaptação do texto para o cargo em questão, para que os objetivos descritos estejam conectados à vaga de interesse. A cada processo seletivo, adapte o texto desse tópico, de acordo com suas próprias experiências, visto que ele deve sempre estar alinhado com a área pretendida.

Escolaridade
Apresente sua trajetória escolar. Insira o nível de formação, bem como as datas de conclusão dessas formações, da mais recente para a mais antiga. Se você possui apenas os ensinos fundamental e médio, insira aqui essa informação. Entretanto, se possuir níveis técnico, tecnólogo ou superior, não há necessidade de apresentar o nível médio.

 

Experiência profissional

Exponha sua trajetória profissional de acordo com os empregos anteriores. É imprescindível escrever o nome das contratantes para as quais já trabalhou, bem como o período e cargo ocupado. Recomenda-se uma breve descrição das atividades realizadas. Se você trabalhou em mais de um cargo na mesma empresa, organize essas experiências por data, na ordem decrescente.

Outros cursos e atividades
Inclua aqui toda a formação que não foi inserida no item escolaridade. Em tópicos, mencione os cursos de iniciação, capacitação ou aprimoramento, palestras, seminários, congressos, cursos de idiomas, trabalhos voluntários, entre outros. É muito importante apresentar as datas de participação e conclusão nessas atividades. A carga horária relativa ao curso citado pode ser acrescentada para agregar relevância para as informações.

Data
Sempre termine o currículo com a data (mês/ano). Isso indica que o documento foi atualizado e que o candidato se preocupou em garantir as melhores informações para se candidatar à vaga. Atenção: não envie um currículo atualizado, mas com uma data passada. Não assine o currículo.


Foto

Anexe uma foto ao currículo apenas se for uma solicitação da empresa. Caso contrário, não envie imagem alguma, pois essa ação pode não ser vista com bons olhos pelo recrutador.

Tamanho
Um bom currículo deve apresentar as informações relevantes para a vaga que o candidato se interessar. Contudo, o currículo deve presar pela facilidade na leitura e pela concisão do texto. O currículo que passar de 3 páginas pode ser revisto. Faça a seguinte pergunta: tudo que está aqui se relaciona com meu interesse pela vaga em aberto? Após a revisão final, certifique-se de que o documento está claro e objetivo. Mãos à obra!

Aprenda esta e outra técnicas nos cursos do Senac. Confira as vagas abertas.

Posts Relacionados

Compartilhe:
  • 80
  •  
  •  
  •  
  •