Checklist para escolher sua profissão

Saiu o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio. E agora? Primeiramente, alívio e ansiedade devem ser controlados, para que a etapa de participação nos processos seletivos que usam a nota do ENEM seja iniciada e o acesso ao ensino superior garantido. Em seguida, caso o candidato ainda não tenha decidido o caminho profissional a percorrer, a reflexão sobre a escolha da profissão será de extrema importância e, nesse momento, muitos fatores deverão ser considerados.

Segundo a coordenadora administrativa educacional do Senac em Minas, Vanilde Muniz, para a escolha da profissão, é preciso buscar informações sobre o curso, conversar com profissionais que já estão no mercado, analisar as áreas de atuação, avaliar o panorama mercadológico e, principalmente, perceber como essa profissão poderá agregar tanto à construção da carreira quanto à vida pessoal.

Para acertar na importante decisão de qual carreira seguir, confira um checklist com os principais aspectos a serem levados em conta nesta situação.

  • Pesquise a fundo a área pretendida. Participe de palestras, oficinas e feiras promovidas pelas instituições de ensino e visitas guiadas a essas entidades.
  • Vivencie a realidade diária da profissão. Várias empresas permitem o acesso de estudantes para conhecimento e compartilhamento das tarefas habituais.
  • Peça orientação a um profissional especializado em programas vocacionais. Essa estratégia poderá direcionar o foco inicial e ao longo da decisão.
  • Leia sobre a abordagem do curso. Em muitos casos, os temas e assuntos trabalhados nas disciplinas podem não cumprir suas expectativas.
  • Esteja antenado às novidades do mercado. Entender as tendências da área pretendida é fundamental.
  • Imagine-se no campo de trabalho e pense em como suas competências e habilidades poderão ser desenvolvidas.
  • Avalie se esta escolha profissional também irá agregar à sua vida pessoal. Essa atitude pode evitar frustrações no decorrer da formação e após o término do curso.

Mercado e Profissão

De acordo com pesquisa sobre formação profissional, realizada pelo Senac em Minas, a busca por conhecimento, melhores salários e recolocação no mercado de trabalho são os principais motivos para o investimento na educação superior. Além disso, a pesquisa mostra, ainda, que dos respondentes que possuem ensino médio completo, 90,2% pretendem fazer uma graduação.

Dessa maneira, diante das demandas exigidas pelo mercado, algumas profissões têm se destacado e merecem atenção especial na hora de fazer a escolha da carreira. Conheça mais sobre alguns setores e possibilidades de atuação:

Gastronomia

Conforme explica o gerente de produtos nas áreas de Hospitalidade e Turismo do Senac, Hans Ebehard Aichinger, o mercado está em déficit de gestores gastronômicos que entendam a gastronomia desde o planejamento do empreendimento até a administração financeira do negócio, e não apenas a elaboração do cardápio.

Profissão Gastronomia. Descrição da imagem: moça vestida como chef de cozinha.

Administração

Devido à competitividade no mercado para essa área, os profissionais precisam de uma sólida formação técnica para poder solucionar os problemas da empresa. Para Fernando de Araújo Abreu, coordenador e professor do curso de Administração da Faculdade Senac, as habilidades técnicas e humanas são fundamentais, visto que o administrador pode ser um líder e, para isso, precisará gerir pessoas de forma eficaz.

Ciências Contábeis

De acordo com a professora da Faculdade Senac, Patrícia Ferreira Magalhães Alves, devido à instabilidade do cenário político do país, o profissional contábil se torna ainda mais importante, uma vez que é por meio dos dados contábeis que as empresas têm informações sobre seu negócio, como os resultados e o fluxo de caixa.

Gestão da Qualidade

No setor de Gestão da Qualidade, os resultados das empresas precisam ser potencializados, maximizando o lucro e minimizando custos. De acordo com Fernando Toledo Almeida, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade da Faculdade Senac, o aluno que optar por essa formação precisa estar preparado para buscar esses resultados e melhorar os processos da organização, além de atuar nas áreas de finanças, indústria e segmentos automobilístico, prestação de serviços e comércio.

Hotelaria

Devido à dinamicidade do mercado, o profissional da hotelaria enfrenta um grande desafio: acompanhar esse movimento. Segundo a coordenadora do curso de Hotelaria da Faculdade Senac, Terezinha Soares Leão, o profissional dessa área pode trabalhar tanto em hotéis e pousadas quanto na gestão de cruzeiros marítimos, hospitais e shoppings centers.

Profissão Hotelaria. Descrição da imagem: Gerente de hotel sorridente.

Processos Gerenciais

Aos interessados em adquirir um nível gerencial, a graduação em Processos Gerenciais formará gestores, analistas ou coordenadores de empresas. Segundo o gerente de produtos do Senac em Minas, Tiago da Costa Carvalho, essa formação permite o desenvolvimento de aptidões ligadas a finanças, gestão de pessoas, marketing, desafios mercadológicos e logísticos.

Gestão Financeira

O profissional dessa área terá competência para oferecer soluções à vida financeira de uma empresa. “Seja quando atua em uma empresa ou presta serviços para o mercado, o consultor é um profissional muito valorizado e procurado”, ressalta Tiago da Costa Carvalho. Além do consultor financeiro, o analista tributário é outro profissional bastante requisitado atualmente.

Recursos Humanos

Com a graduação em Gestão de Recursos Humanos, o profissional será capaz de gerir, planejar, implementar, executar e monitorar programas relacionados aos processos de gestão de pessoas. Além disso, poderá atuar em pequenas, médias ou grandes empresas de serviços, indústria ou comércio, em órgãos públicos e instituições de ensino.

Profissão Recursos Humanos. Descrição da imagem: jovem sorridente em primeiro plano com várias pessoas atrás formando uma fila para serem entrevistadas.

Faça sua escolha! Para acessar o resultado do ENEM, insira o número do CPF e a senha cadastrada na Página do Participante.

Para quem deseja investir em formação profissional, o Senac oferece o serviço de orientação. Os interessados nos cursos ofertados pela instituição devem agendar o horário junto aos profissionais do Rede de Carreiras.

 Conheça os cursos do Senac em Minas. Confira as vagas abertas

Posts Relacionados

Compartilhe:
  • 102
  •  
  •  
  •  
  •