Como usar as redes sociais para alavancar o seu negócio

Redes Sociais: como elas podem alavancar o seu negócio? As ferramentas digitais já fazem parte do dia a dia das pessoas e empresas. De acordo com a comStore, líder global em medições e análises digitais na web, o Brasil é o líder no tempo online gasto em redes sociais, com média de 60% a mais do que o resto do planeta.  Se você pretende usar esses canais para promover o seu negócio é preciso entender um pouco mais sobre o assunto antes de começar a atuação. Confira as dicas abaixo para desenvolver uma boa estratégia e não prejudicar a visibilidade digital de sua empresa.  Minha empresa precisa estar nas redes sociais?  Sim Se você deseja: Reforçar sua marca. Relacionar com seu público. Verificar como a marca está sendo vista. Engajar os seguidores através da interação com o seu conteúdo. Divulgar seus produtos e serviços.  Não Se sua marca não se relaciona com o público.  Em quais redes devo atuar? A definição vai de acordo com suas variáveis de negócio e diante da sua possibilidade de produção de conteúdo e interesse de seus clientes.  O que deseja fazer? Publicar fotos e imagens estáticas Publicar vídeos com mais de 1 minuto, fazendo o upload pelo próprio canal Publicar textos como conteúdo de destaque (mais de 140 caracteres) Usar Hashtags para engajamento Interagir com o público Fazer anúncios segmentados  Qual a voz da sua empresa nas redes sociais? Nível de formação Defina para quem você quer falar em suas redes sociais, crie personas! Pense em dados reais sobre comportamento e características de seus clientes para saber quais são suas personas. Tente definir alguns padrões de seus clientes, como por exemplo: Objetivos e desafios (pessoais e profissionais) Assunto de interesse Canais de comunicação que acompanha Quem influencia as decisões Atividades mais comuns que realiza (pessoal e profissional) Características físicas e psicológicas  Como devo falar com meu público? Você já sabe com quem está falando?  O próximo passo é criar uma estratégia de relacionamento e produção de conteúdo baseadas nas características de seus clientes.  Divulgue apenas aquilo que sua empresa realmente é!  Relacionamento Não deixe nenhum questionamento sem resposta! Comprometa-se com retornos rápidos às interações que receber em seus canais. Estimule a participação de seu público!  Questione sempre que possível e alimente o relacionamento com seu público. Seus próprios clientes podem escrever sobre sua empresa! Monitore! Fique atento aos “defensores” e “agressores” da marca, eles podem ser fundamentais para sua estratégia.  Conteúdo Tenha um plano ou uma linha editorial. Realize uma boa curadoria do conteúdo em sites e blogs com assuntos de interesse à sua empresa. Seja criativo! Redija textos e escolha imagens e vídeos que ilustrem de forma clara e interativa o seu conteúdo.  Estabeleça uma frequência para suas publicações.  Quando posso falar? Os canais nas redes sociais possuem seus horários nobres, mas podem variar muito de acordo com o público e negócio. Por isso é importante avaliar os melhores horários e a periodicidade de suas publicações, ponderando sempre não ser excessiva e nem ausente. Veja o que está dando certo e o que não está atingindo o objetivo e realize mudanças sempre que necessário!  Como ampliar os fãs em meus canais? Dedique-se! Produza conteúdos que despertem o interesse do seu público.  Divulgue seus canais em todos os seus meios de propagação digital de sua empresa, como site, blog e assinatura de e-mails corporativos.  Divulgue suas redes em meios off-line, como folders e banners. Faça anúncios patrocinados.  Monitorar e mensurar é preciso! Dados de comportamento e engajamento podem ajudar a empresa a definir as melhores ações para cada negócio. A maioria dos canais fornecem métricas próprias para acompanhamento, mas existem também ferramentas de monitoramento (gratuitas e pagas), que podem auxiliar a empresa a se enxergar digitalmente.  Faça relatórios (qualitativos e quantitativos), e reestruture sua estratégia sempre que avaliar a necessidade de mudanças!  O que falam sobre isso? “Contar histórias, compartilhar conteúdo que resolva problemas das pessoas, conversar com elas e expressar valores da marca são meios de grande eficiência quando o assunto é redes sociais para pequenas e médias empresas. Não é necessário dispensar a publicidade direta, mas a prioridade deve ser o relacionamento.”  Rodrigo Otávio, co-fundador da Agência 3Nós.  "Nosso intuito com a presença da empresa em redes sociais é levar informação às pessoas, gerar conteúdo de qualidade e fortalecer a marca no mercado. Não temos dúvidas que o fortalecimento e a divulgação da marca serão revertidos comercialmente para empresa.”  Seir Rodrigues, gerente de Relacionamento da empresa Pillar - Gestão de Condomínios.  “Esses canais contribuem para acelerar o processo de feedback dos clientes: muitos clientes aproveitam a facilidade dos canais (e também a visibilidade) para manifestar suas críticas e insatisfações. Neste caso, é importante que os gestores tenham discernimento e tato para saber lidar com avaliações públicas negativas.”   Lucas Parizzi, sócio-proprietário da A Pão de Queijaria.  AprendinoSenac.com.br
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