Cuidados indispensáveis com a pele no verão

Férias, praia, clube, sol…o verão é, para muitos, a melhor época do ano! Mas para curtir tudo isso com tranquilidade, alguns cuidados com a saúde precisam ser tomados. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a cada ano, 100 mil brasileiros desenvolvem algum tipo de tumor de pele, sendo a exposição excessiva ao sol a maior causa.

Por isso, preste atenção nessas dicas:

sol1. BRONZEADO

Evite se expor ao sol em horários de pico, entre 10h e 16h, pois os raios ultravioleta B, que podem queimar e danificar a pele especialmente durante o verão, têm grande incidência. Fique na sombra neste intervalo de tempo.

protetor2. FILTRO SOLAR

Escolha aqueles que tenham proteção UVA e UVB fator mínimo 30, e reaplique a cada duas horas. Passe filtro solar também sobre as cicatrizes, pois quando recentes, elas podem se tornar escuras com a exposição ao sol.

agua3. HIDRATAÇÃO

É importante aumentar a ingestão de líquidos para pelo menos 2 a 3 litros por dia no verão. Abuse da água, suco de frutas e da água de côco.

alimentacao4. ALIMENTAÇÃO

Comer alimentos que contêm carotenóides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bronzeada.

5. PELE peleoleosaOLEOSA

O rosto deve ser lavado no máximo três vezes por dia para não aumentar a produção de óleo.

pele6. DEPILAÇÃO

Evite fazer a depilação na véspera da exposição ao sol. Ela deve ser feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

hidratante7. FIM DO DIA

Após a exposição ao sol, deve-se aplicar uma loção pós-solar. Estes produtos hidratam, reparam e acalmam a pele danificada pelo sol, evitando a descamação e prolongando o bronzeado.

 

Fontes: Gislaine Oliveira (Instrutora do Senac em Uberlândia) e Cleiby Fonseca (Instrutora do Senac em Montes Claros)

Compartilhe:
  • 27
  •  
  •  
  •  
  •