Dicas práticas para ganhar o mercado

Principalmente por conta da inovação digital, a experiência do cliente mudou e essa revolução deu nova ordem ao funcionamento dos negócios. Mas nem sempre a tecnologia é a resposta. Ao mesmo tempo em que se deve acertar o passo frente às agitadas atualizações digitais, é categórico buscar soluções para melhorar a gestão da empresa, otimizando processos e revendo gastos.

Até porque não basta ter o produto dos sonhos. Sem uma boa gestão, as chances de lucro e sucesso da empresa são reprimidas. Somente com gestão de qualidade é que você empresário vai ter sob controle seu pessoal, seus projetos, suas finanças e seu planejamento futuro. Criar esse ambiente oportuno pode não ser uma tarefa tão difícil.

Aqui, o Senac oferece 5 dicas para 4 setores estratégicos que vão te ajudar a registrar e analisar os dados e planejar ações que devem te colocar à frente de um negócio competitivo no mercado.

O primeiro passo é organizar e controlar as Finanças da empresa:

1. administre bem o capital de giro;

2. organize seu fluxo de caixa;

3. seja mais competitivo, otimizando a operação e o corte custos e as despesas desnecessárias;

4. defina seu preço baseado nos custos e nas despesas da sua empresa e não no da concorrência;

5. e se possível, não realize empréstimos.

Agora tome fôlego e olhe estrategicamente para Marketing e Vendas:

1. estabeleça um plano de marketing para turbinar sua marca e as vendas;

2. se investiu em marketing, analise o retorno sobre as vendas. Essa análise servirá de insumo para o próximo investimento;

3. um bom plano de marketing precisa de objetivos realistas e mensuráveis;

4. crie táticas de negócios eficazes e proponha ações para melhorar o desempenho das já existentes;

5. e sempre mensure os resultados obtidos.

E já que a eficiência operacional potencializa vendas, é chegada a hora de olhar para a sua Logística:

1. estabeleça processos padronizados para sua área de compras e estoque;

2. monitore corretamente a entrada e saída do estoque;

3. melhore suas previsões de demanda para evitar faltas, estoque parado ou desperdícios;

4. integre as equipes envolvidas na sua cadeia de suprimentos;

5. monitore o desempenho dos seus fornecedores e não dependa de apenas um deles.

Por fim e para abraçar o mercado global, siga essas 5 orientações de Comércio Exterior:

1. estude as necessidades do mercado local a fim de checar se seu produto atende as expectativas;

2. estude futuros concorrentes;

3. analise a competitividade do seu preço atual;

4. estude o sistema tributário local;

5. busque linhas de crédito para exportação.

Dica extra:

Finanças, Marketing e Vendas, Logística e Comércio Exterior. Não foi à toa que o programa Senac Comércio escolheu esses temas para conduzir as trilhas de cursos estratégicas para a sua empresa. Uma qualificação inteligente e inovadora para aumentar as vendas e levar o cliente exigente de hoje a preferir você.

Quer saber mais sobre essas trilhas que vão conduzir seu empreendimento para um novo e destacado rumo? Dá um clique em http://www.ms.senac.br/comercio/

Compartilhe: