Entenda o desfile criado pelos alunos do NCD

O Desfile “Meu corpo é Arte” representa o corpo feminino que abriga em harmonia a força e a delicadeza das mulheres. Foi assim que os alunos do Núcleo de Criação e Design do Senac, localizado no PlugMinas, em BH, definiram o desfile produzido para o Senac Trend, que aconteceu em março no Sesc Palladium.

A apresentação ficou por conta da atriz Nayla Brizard, com look produzido pelos alunos.

O tema geral do evento foi Mulheres na Arte, escolhido para dar visibilidade ao trabalho de mulheres nas mais variadas vertentes artísticas. Entre as principais inspirações estão:

Conceição Evaristo, escritora mineira que em muitos de seus livros retrata a mulher negra como protagonista; Yara Tupynambá, pintora, gravadora, desenhista, muralista e professora; Kawany Tamoyos, que por meio da arte urbana mostra a beleza da cultura indígena; Teresinha Soares, que retratou as curvas do corpo feminino em suas obras e defende a liberdade sexual da mulher; Ariádine Menezes, que defende o direito da mulher sobre o próprio corpo; Lygia Clark, uma artista atemporal, co-fundadora do movimento neo-concretista; Elza Soares, que em suas músicas denuncia a violência e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade.

Já para o desfile, o tema escolhido foi “Meu Corpo é Arte”, que investiu na proposta de “exaltar o trabalho de mulheres artistas que superaram todas as dificuldades e, por meio de seu trabalho e arte, evocaram o feminino com todos os seus contrapontos”, como explica Marina Seif, professora responsável por orientar os alunos durante todo o processo de criação.  

Marina Seif, nos bastidores do desfile.

Marina ainda explica as referências conceituais e estéticas que norteou a produção dos looks, todos montados pelos próprios alunos do Núcleo de Criação e Design:

“A proposta era trabalhar a dualidade que é ser mulher com formas e cores, mesclando o preto e o branco, cores opostas que foram equilibradas pelo prata, peças enxutas com outras armadas e volumosas. O vermelho aqui também tem um papel dual, representando a força, a potência e também a dor de ser mulher.”

O evento é fundamental para a formação profissional dos alunos, pois é o momento de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. Em entrevista dada ao blog #AprendinoSenac, Cris Guerra, publicitária e escritora especializada em moda, destaca a importância do desenvolvimento prático e teórico na área afirma que “a capacitação é o que torna a moda um negócio respeitável”.

Confira as fotos dos looks apresentados no desfile.
(Créditos: Genilton Elias)

O desfile marcou a formatura da turma de curso Técnico em Produção de Moda. Saiba mais sobre os cursos gratuitos ofertados pelo Núcleo de Criação e Design.

Posts Relacionados

Compartilhe:
  • 24
  •  
  •  
  •  
  •