Maquiagem para pele negra: um mundo de possibilidades

Hidratação é tudo!

Independente do tom de pele, a regra básica antes de começar uma maquiagem é: limpe e hidrate. Na pele negra, é importante hidratar não só o rosto, mas também o colo, pois a diferença de luminosidade entre as duas regiões fica mais evidente. A dica é passar um pouco do hidratante de rosto ou corpo no colo para igualar a textura.

Hidratantes

Hidratantes

Primer e iluminadores? Vá de dourado para uma pele cheia de vida.

A maioria dos primers tem pigmentos perolados, o que acinzenta a pele negra. Para uma pele com aparência iluminada e saudável, dê preferência aos produtos com pigmentos dourados ou amarelo. Experimente o Prep + Prime Natural Radiance, da M.A.C, ou o primer corretivo no tom amarelo da Vult para anular os tons arroxeados da pele. Faça o teste e veja qual se adapta melhor ao seu rosto.

Primers

Primers

Tem base para mim? Tem sim, senhora!

A pele pode variar de fria, com uma tonalidade mais acinzentada, para quente, com um fundo mais rosado, e você deve escolher a sua base respeitando o seu tom.
A pele fria, com pontos escuros, mais comum na pele negra, pode receber uma mistura de bases. O ideal é usar uma mais quente nas áreas escuras para neutralizar e uma mais fria nas outras regiões do rosto.

Bases

Bases

Para te dar uma mãozinha, seguem algumas sugestões:

FitMe da Maybelline
Dentre seus 19 tons de base, 7 são para pele negra, variando entre tons mais frios e mais quentes, perfeitos para fazer uma cobertura mais leve e uma misturinha que não tem erro. A variação vai de 260, passando pelo 270, 300, 310, 320, 330 e 340.

Superstay™ da Maybelline
Ótima opção para quem deseja uma cobertura de alta e longa duração (ela é 24 horas), porém a variação de tons é menor. Para pele negra, os mais adequados são Caramel Darl 100 e Cocoa Dark 110.

M.A.C
O que não faltam são opções! A marca possui 13 tipos de base, para todos os tipos de pele e necessidades de cobertura, com uma variação de tons que pode chegar a 37. A nomenclatura se divide em NC (Neutral Cool = mais amarelado ou frio) e NW (Neutral Warm = mais rosado, quente). Os tons para peles morenas escuras e negras começam por volta do NC 44 e NW 43.

Mary Kay
Tem excelentes tonalidades para pele negra, mas a sua variação é pequena. A dica é experimentar Bronze 1,2,3,4,5 e 7.

Catherine Hill
Se você quer uma cobertura máxima, o PaintStick da Catherine Hill é perfeito. Apesar das cores restritas, ele se mistura muito bem e facilita a criação de novas cores. Para pele negra, vá de Ébano e Tropical Escuro.

Kryolan
Da marca alemã, a sugestão é o Dermacolor, um corretivo que pode ser usado como base e tem 50% de pigmento – o que garante uma cobertura bem estável.

Corretivo: não tem erro quando combina com o seu tom de pele

É comum usar corretivo mais claro na região dos olhos para iluminá-la, mas para pele negra é melhor escolher um exatamente do mesmo tom para não correr o risco de causar efeito contrário, deixando-a acinzentada.

Corretivos

Corretivos

Confira algumas opções de produtos para não errar feio na make:

M.A.C
A marca oferece as melhores opções de corretivo do mercado. Tem acabamento mate e uma grande variedade de tons. Para escolher o seu, a linha segue a mesma lógica da base (NC e NW).

Kryolan
Tem uma boa variedade de tons de correção para pele negra. A sugestão é o Dermacolor com 50% de pigmento para garantir uma excelente cobertura e esconder as imperfeições.

Catherine Hill
Os tons Caramelo e Ébano atendem bem.

Maybeline
O corretivo da linha FitMe oferece apenas um tom escuro (30), mas é uma boa opção por seu custo/benefício.

Mary Kay
Experimente os tons Bronze 1 e 2.

Quem disse, Berenice?
Para morenas escuras e negras, a marca oferece corretivo líquido na cor 6 e corretivo cremoso nas cores 4, 5 e 6.

Pó com efeito diva, tem?

Esqueça o pó translúcido com acabamento mate. A pele negra pede um pó mais alaranjado ou bronze para não acinzentar.

Pó facial

Pó facial

A Catharine Hill tem opções de tons de pós soltos com fundos amarelados e mesmo completamente amarelo, que podem selar a pele negra, evitando o efeito cinza indesejado.

Já a Maybelline tem uma gama ótima de pós, porém compactos. O FitMe nas cores Escuro Autêntico 340, Escuro Original 300 são ótimas opções.

Na M.A.C você pode fazer a festa! São várias opções de cores, tons e acabamentos (lembra-se das variações de tons NC e NW? Então!). Para um acabamento acetinado, vá de Mineralize Skin Finish Natural (cores Medium deep, Medium Dark e Dark). Tem também o Pressed Powder que, a partir de NC 44 e NW 43 até NC 55, atende muito bem a pele morena escura e negra.

A cereja do bolo é o famoso Studio Fix Powder Plus Foundation que, na verdade, é uma das 13 bases, só que em pó. Quando aplicado com pincel de forma leve, serve para selar e conferir um acabamento mate aveludado de longa duração (para as negras, os tons NC 44 e NW 43 em diante são a melhores escolhas).

Por fim, o pó compacto da Quem disse, Berenice? traz uma variação ótima de tons (de 13 a 17) para pele negra.

Sombras, batons, blushes e iluminadores: quem disse que azul é a cor mais quente?

Na pele negra, na área dos olhos, deve-se apostar em tons quentes, que iluminam e aparecem mais. Claro que também pode usar tons frios, mas aí será preciso neutralizar a pálpebra com corretivos no tom da pele para que o produto se destaque.

Iluminadores

Iluminadores

Blushes

Blushes

A grande maioria das marcas oferece uma infinidade de produtos para os olhos. No caso da pele negra, a questão é mesmo a escolha do tom. Isso também serve para batons e blushes. Marcas como Maybelline, Mary Kay, M.A.C, Quem Disse, Berenice? têm várias opções de cores para colorir as maçãs e os olhos.

O mesmo princípio vale para os iluminadores: dê preferência para tons que não acinzentam a pele, como os quentes de dourado, cobre e bronze.

A sugestão é o iluminador em pó para pele negra Gold Deposit, da M.A.C. Em versão cremosa, experimente o Cream Color Bases nas cores Improper Copper, Bronze e Root. Já a The Balm traz o Betty-lou-Manizer, que também é fantástico para pele mais escuras e, por último, mas não menos importante, que tal ver qual é a do iluminador Ourex da Quem disse, Berenice?

Sombras

Sombras

Batons

Batons

Tudo anotado? Agora, pegue todas essas dicas e, como diz a nossa rapper sensação do momento, “já que é pra tombar…”, se joga nos produtinhos e faça aquela make maravilhosa para deixar sua autoestima lá em cima e arrasar na vida.

Fontes: Gladstone Colodetti, orientador do curso de maquiagem do Senac e
Tati Lázaro, do Makeup Studio

Posts Relacionados

Compartilhe:
  • 1.5K
  •  
  •  
  •  
  •