O que é Gestão por Competência?

Já ouviu falar em CHA? Não estamos falando da bebida que os ingleses preparam às 17h, mas sim de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes: competências que tornam uma pessoa apta a exercer um determinado cargo ou papel dentro de uma organização, de modo a gerar uma vantagem competitiva para o negócio. 

Dito isso, fica fácil definir o que é Gestão por Competências:

Trata-se de uma área da gestão de pessoas que tem o objetivo de gerenciar e desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores da empresa.

COMO IMPLEMENTAR A GESTÃO POR COMPETÊNCIA

Tudo começa com o mapeamento das competências organizacionais que derivam da missão e visão. Depois é feito o mapeamento das competências humanas para cada um dos cargos da empresa, sendo definidas tanto as habilidades quanto as atitudes necessárias para o cargo em questão. Em seguida, são avaliadas as competências de quem ocupa os cargos da empresa para que seja elaborado o plano de desenvolvimento individual. É estabelecido, por fim, uma meta de desempenho e maturidade na competência.

É importante mencionar que, como essa implementação necessita de uma mudança cultural, o dono, presidente ou fundador precisa ser o principal patrocinador do processo. Assim, o projeto será desenvolvido pelo RH com mais aceitação e certamente vai melhorar os resultados do negócio, o ambiente profissional, as expectativas das pessoas e a satisfação dos clientes.

Getty Images

VANTAGENS DO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA

O alinhamento das competências do negócio às competências da sua força e trabalho traz uma série de benefícios às organizações. Confira, a seguir, os principais:

  • Gestão de pessoas alinhada e compatível com a gestão do negócio.
  • Definição de uma base sólida e critérios justos para contratação e movimentação de pessoal.
  • Otimização das demandas por treinamento.
  • Atuação profissional geradora de resultados efetivos e compatíveis com as expectativas do contratante.

O modelo de gestão por competência garante a efetividade de todo o processo da gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, promoções e até desligamentos. É importante lembrar que o desenvolvimento de competências profissionais é vantajoso não só para a organização, mas também para o colaborador, que vai aplicá-la ao longo de sua carreira.

SEMANA #JUNTOS – GESTÃO DE PESSOAS

Agora que você já se inteirou sobre o que é Gestão por Competência, fique ligado na Semana #Juntos sobre Gestão de Pessoas nas redes sociais do Senac em Minas (@senacminas). Acompanhe as lives, vídeos, dicas e outros conteúdos sobre o tema!

Ah! Lembra do CHÁ do início do texto? Agora sim estamos falando da bebida. Aqui no Aprendi no Senac também ensinamos a fazer! ACESSE.

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •