O que faz um técnico em Enfermagem?

Realizar a admissão de pacientes, preparar leitos, coletar exames laboratoriais, checar informações para auxiliar no diagnóstico de alguma doença, conduzir exames físicos, avaliar registros dos sinais vitais, checar a punção venosa, administrar medicamentos conforme prescrição médica, apoiar a equipe multiprofissional nas urgências, emergências e corridas de leito… As funções de um técnico em Enfermagem são muitas e ainda podem variar dependendo do setor e do local de trabalho.

De acordo com a gerente de Recursos Humanos do Hospital Lifecenter, Vera Matos, o técnico em Enfermagem possui papel fundamental na operação de uma instituição hospitalar, pois trata-se de um profissional-chave no atendimento dos pacientes da entidade. No intuito de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, o Lifecenter recebeu, no segundo semestre deste ano, 16 alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Minas, que têm aproveitado a oportunidade de vivenciar a rotina de uma grande instituição de saúde.

Supervisor orienta técnico em Enfermagem
Em recente parceria, o Hospital Lifecenter priorizou os alunos vindos do Senac devido à preparação educacional que eles recebem. Para a gestora de RH da entidade, o Senac em Minas é umas das instituições de ensino mais tradicionais do estado e oferece formação integral aos estudantes, sendo capaz de desenvolver profissionais comprometidos e engajados, o que vai ao encontro da proposta do hospital de oferecer excelência em atendimento e cuidados assistências.

No campo de trabalho, os alunos são orientados por um enfermeiro supervisor que acompanha o desenvolvimento e aprendizado das rotinas assistenciais. Depois, ele passa por um nivelamento dos conhecimentos de protocolos e, finalmente, é inserido na cultura da entidade por meio da imersão e apresentação dos valores e filosofia institucionais. Segundo Vera, o objetivo desse trabalho é a inserção e a formação integral do profissional. Além disso, como aponta a gerente de Produtos na área da Saúde do Senac em Minas, Danielle Moura, é fundamental que o aluno aprenda a trabalhar em equipe e a desenvolver sua competência comportamental.

Para ajudar os interessados em obter esse nível de formação, confira 5 dicas para o Técnico em Enfermagem entrar e se manter no mercado:

1.	Conhecimento e formação técnica são fundamentais, mas tão importante quanto a formação é o comprometimento.  2.	Com a abertura de novos hospitais e o aumento do número de leitos, surgem também novas oportunidades de trabalho.  3.	Atualmente, as principais ofertas de emprego decorrem da alta rotatividade, num contexto onde os profissionais permanecem por um curto período.  4.	A permanência e a manutenção desse profissional são medidas pelo nível de engajamento e consciência do impacto de suas atividades.  5.	Grandes hospitais como o Lifecenter buscam profissionais que, a partir da formação básica e fundamental, tenham interesse em crescer e tornar-se referência em atendimento e qualidade assistencial.
Em consultórios, clínicas, hospitais e ambulatórios, programas de saúde pública, unidades de pronto-atendimento, centros de educação infantil, escolas ou na realização de atendimentos home care e pré-hospitalares, o importante é que o Técnico em Enfermagem preste assistência a indivíduos e grupos sociais de maneira eficaz, atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença em todo o ciclo da vida, sempre levando em consideração a humanização do cuidado, a segurança do paciente e a postura profissional.

Conheça os cursos do Senac em Minas. Confira as vagas abertas.

Compartilhe: