Otimizando resultados com a Gestão por Competência

A gestão eficaz de pessoas tem tido uma importância cada vez maior no resultado dos negócios. Em um cenário em que as mudanças acontecem em um ritmo crescente e as equipes precisam se adaptar de forma mais rápida às novas necessidades, a gestão por competências traz uma série de benefícios. Nesse contexto, as competências – o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas para concorrer e ter sucesso em um mercado – desempenham um papel primordial.

Por exemplo, espera-se de uma cadeia de fast food, como o próprio nome sugere, um rápido atendimento e valores como dinamismo e rapidez. Para exercer o negócio com excelência, é necessário que os profissionais da linha de frente, além de domínio das práticas e técnicas, tenham habilidades como destreza, eficiência e proatividade. São essas competências que garantem o sucesso do negócio. Da mesma forma, uma organização que disputa o primeiro lugar no mercado demanda, em sua equipe, profissionais com características de liderança, entre outras habilidades.
O alinhamento entre as competências dos profissionais às da empresa garante a eficácia de todo o processo de gestão de pessoas. Para isso, é preciso que o modelo de gestão de competências seja construído e implementado por um profissional de RH qualificado.

COMO IMPLEMENTAR A GESTÃO POR COMPETÊNCIA

Tudo começa com o mapeamento das competências organizacionais que derivam da missão e visão. Depois é feito o mapeamento das competências humanas para cada um dos cargos da empresa, sendo definidas tanto as habilidades quanto as atitudes necessárias para o cargo em questão. Em seguida, são avaliadas as competências de quem ocupa os cargos da empresa para que seja elaborado o plano de desenvolvimento individual. É estabelecido, por fim, uma meta de desempenho e maturidade na competência.

É importante mencionar que, como essa implementação necessita de uma mudança cultural, o dono, presidente ou fundador precisa ser o principal patrocinador do processo. Assim, o projeto será desenvolvido pelo RH com aceitação e certamente vai melhorar os resultados do negócio, o ambiente profissional, as expectativas das pessoas e a satisfação dos clientes.

VANTAGENS DO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA

O alinhamento das competências do negócio às competências da sua força e trabalho traz uma série de benefícios às organizações. Confira, a seguir, os principais:

  • Gestão de pessoas alinhada e compatível com a gestão do negócio.
  • Definição de uma base sólida e critérios justos para contratação e movimentação de pessoal.
  • Otimização das demandas por treinamento.
  • Atuação profissional geradora de resultados efetivos e compatíveis com as expectativas do contratante.

O modelo de gestão por competência garante a efetividade de todo o processo da gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, promoções e até desligamentos. É importante lembrar que o desenvolvimento de competências profissionais é vantajoso não só para a organização, mas também para o funcionário, que vai aplicá-la ao longo de sua carreira.

Fonte: Silvano Aragão, Assessor de Recursos Humanos do Senac em Minas

botao_call

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Posts Relacionados