Primeiros Socorros: não cometa esses erros!

Como o próprio nome sugere, Primeiros Socorros são procedimentos de emergência aplicados a uma pessoa que sofreu um acidente ou teve um mal súbito, com o objetivo de prepará-la para um atendimento especializado. Esses procedimentos, quando realizados com a técnica correta, evitam o agravamento do problema ou até mesmo salvam vidas em alguns casos.

No dia a dia é comum nos depararmos com situações que precisam de um atendimento imediato, como cortes com a faca da cozinha, óleo quente que cai sobre a pele durante a fritura ou o nariz que de repente sangra sem motivo aparente. O que fazer nessas horas?

Dependendo da situação, aquela solução caseira que um amigo ou familiar te ensinou pode piorar o caso. Tome cuidado! Por isso, a nossa orientadora de cursos e expert das Competições Senac na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social, Elisângela Alves, listou o que é mito e o que é verdade, no ponto de vista técnico dos Primeiros Socorros, em três acidentes comuns em residências. Confira:

SANGRAMENTO NASAL

MITO: colocar a cabeça para trás até o sangramento parar.
Esse é um gesto quase imediato nessas horas, mas corre-se o risco de engolir sangue e até mesmo engasgar. É desagradável e perigoso ao mesmo tempo.

VERDADE: colocar a cabeça para frente e comprimir.
Também recomenda-se colocar gelo coberto com um pano no nariz para ajudar a parar o sangramento.

FERIMENTOS COM SANGRAMENTO

MITO: jogar pó de café ou açúcar no corte para parar de sangrar.
Quem nunca?! Mas jogar qualquer produto sobre o corte pode causar infeção no local do ferimento. O que poderia ser algo simples de resolver, se torna uma complicação.

VERDADE: lavar o local com água e sabão e depois fazer a compressão utilizando pano limpo. Caso o sangramento não pare, procure imediatamente o serviço médico, o corte pode ser mais profundo do que aparenta.

QUEIMADURAS

MITO: colocar pasta de dente ou clara de ovo para parar de queimar.
Aqui vale o mesmo para ferimentos com sangramento: esses materiais podem infecionar o local. É sério: não passe nenhum produto na ferida, ok? Soprar também não vale.

VERDADE: lavar o local com água corrente por cerca de 10 minutos.
Atenção: dependendo da gravidade e extensão da queimadura, o correto é procurar o serviço de saúde imediatamente.

Quer aprofundar seus conhecimentos em Primeiros Socorros? Temos inscrições abertas para o curso em diversas unidades.

Posts Relacionados

Compartilhe:
  •  
  •  
  •  
  •  
  •