Como lidar com a ansiedade nos processos seletivos

É comum sentir-se ansioso após receber uma ligação agendando o processo seletivo para aquela vaga tão desejada. Mas, você sabe como lidar com essa ansiedade no processo seletivo?

A entrevista de emprego, por gerar uma expectativa de se inserir ou recolocar no mercado de trabalho, pode fazer com que os candidatos percam o sono, fiquem apreensivos, soem frio ou sintam aquele frio na barriga. Esses sentimentos são naturais e acontecem com qualquer profissional.

O recrutador está ciente que a entrevista pode gerar esses tipos de sensações. Mas, dependendo do grau dessa ansiedade, ela pode dificultar a comunicação assertiva durante o processo seletivo. Por isso, é importante se preparar para participar dos processos, diminuindo, assim, a ansiedade que é criada por eles.

O primeiro ponto para lidar melhor com a ansiedade é entender que o objetivo do processo seletivo é conhecer o perfil profissional dos candidatos e apresentar-lhes sobre a empresa e os detalhes da vaga. Ou seja, o recrutador quer saber quem você é, quais são as suas expectativas e habilidades. Sendo assim, o autoconhecimento é fundamental em qualquer etapa do processo. Procure se conhecer melhor, quanto mais nos conhecemos, mais fácil será falar sobre quem somos e o que queremos. Faça uma autoanálise, pense quais são as competências que te destacam, os feedbacks que já recebeu, os pontos que identifica que precisa desenvolver e nas estratégias que utiliza para o desenvolvimento.

Pesquise sobre a empresa, veja quais são os seus valores e a sua cultura e se estão aderentes ao que você procura. Assim, você também estará preparado para possíveis perguntas em relação ao seu desejo de ingressar nesta empresa. Verifique o endereço da entrevista e evite atrasos. O atraso pode aumentar o nível de ansiedade e atrapalhar o seu desempenho durante o processo.

Leia sobre a oportunidade que está concorrendo. Quais são os requisitos da mesma, as tarefas a serem executadas e reflita em quais pontos você considera que será interessante o recrutador conhecer sobre você, considerando as exigências da vaga e que poderão contribuir para a empresa. Em seguida, pratique no espelho, se grave pelo celular ou webcam e se possível peça alguém para lhe fazer perguntas, isso pode diminuir o nervosismo durante a sua apresentação. Lembrando que o Rede de Carreiras também oferece orientação profissional e simulação de entrevistas. Agende pelo menu Consultorias de Carreira.

Utilize de técnicas de respiração antes de iniciar o processo. Essa técnica consiste em inspirar pelo nariz contando até quatro, segurar o ar contando até dois e soltar o ar pela boca contando até seis. Isso pode aliviar o nervosismo e a ansiedade. Durante a entrevista tire todas as suas dúvidas sobre a vaga e sobre as etapas do processo seletivo, pergunte o recrutador sobre os prazos para o retorno e por quais meios ele será enviado, assim você saberá em quanto tempo você receberá o feedback do processo e poderá se preparar para as próximas etapas.

Desejamos sucesso na sua trajetória profissional!

Compartilhe: