Marketing Digital: entenda os principais termos

O cenário digital trouxe uma série de terminologias em inglês para o dia a dia das empresas. Essas expressões, que envolvem tecnologia e tendências, muitas vezes são usadas sem tradução e precisam ser interpretadas de forma contextualizada. Para você não ficar de fora, selecionamos alguns termos que todo profissional de Marketing Digital precisa conhecer. Veja, a seguir.


Ads
(anúncios) é a abreviação de advertisement e abrange todos os formatos de publicidade, tanto on-line quanto off-line, como anúncio de revista, televisão ou rádio. O termo aparece incorporado ao nome dos principais serviços de comercialização de anúncios digitais, como o Google AdWords, o Facebook Ads, entre outros.

Ícones de redes sociais

 

CTA ou Call To Action (chamada para ação) é um convite para o usuário executar uma ação na página ou aplicativo. Ele pode aparecer como um botão, link ou banner. Para isso, são usados termos no imperativo como “curta”, “clique” ou “baixe”.


Inbound Marketing
(marketing de atração) é um conjunto de iniciativas realizadas com o objetivo de atrair clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. Para isso são usadas estratégias de criação de conteúdo relevante e de relacionamento. A ideia é conseguir fazer com que o cliente se interesse pela marca e procure a empresa de forma espontânea. O inbound marketing acontece em quatro etapas principais: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Inbound Marketing


Landing Page
(página de conversão) é uma página criada com um propósito específico, recebendo tráfego de uma ou mais fontes e incentivando os visitantes a realizarem alguma ação, como o preenchimento de um formulário ou inscrição para um webinar, por exemplo. Propositalmente, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a home page de um site normal.


Remarketing
é uma ferramenta do Google AdWords que marca e identifica os usuários que já visitaram um site e passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google. O recurso serve para estimular as vendas do site, aumentar inscrições ou promover a marca.


SEO ou Search Engine Optimization
(otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo de forma que ele fique mais bem posicionado nos resultados orgânicos.


UX ou User Experience
(experiência do usuário) é o termo que traduz as emoções que o usuário tem ao interagir com uma plataforma digital. Leva-se em consideração aspectos como facilidade de uso, percepção de valor do sistema, utilidade e eficiência na execução de tarefas.

Exemplo de Webinar


Webinar
(seminário web) é uma conferência on-line na qual a comunicação se dá em uma via, ou seja, somente uma pessoa se expressa enquanto outras assistem. A interação entre os participantes é feita por chat ou voz (com o uso de microfone pelos participantes), de modo que eles podem conversar entre si ou com o palestrante.

Compartilhe: